Ouvir notícia
O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, voltou a criticar a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que o processo configura uma “caça às bruxas” e uma “farsa política”.
A declaração foi feita nas redes sociais, em reação a uma reportagem que indicava a possibilidade de novas sanções a autoridades brasileiras, o que poderia levar Bolsonaro a cumprir a pena no Presídio da Papuda, em vez de em regime domiciliar, conforme pleiteia sua defesa.
Landau afirmou que, se as informações da reportagem estiverem corretas, isso demonstra que o processo judicial brasileiro estaria sendo influenciado por interesses políticos externos.
“Aqueles que alegam seguir o Estado de Direito não podem aumentar a punição de um réu criminal em função da reação de terceiros à sua decisão. Como Donald Trump e Marco Rubio destacaram, os Estados Unidos responderão de forma apropriada a essa caça às bruxas política e não se deixarão intimidar por ameaças judiciais”, escreveu o vice-secretário, em postagem traduzida pela embaixada americana no Brasil nesta quinta-feira (18/9).
Nos últimos dias, declarações críticas de autoridades ligadas a Donald Trump vêm reforçando a posição dos Estados Unidos, em tom de alerta ao governo brasileiro, sobre o andamento do processo contra Bolsonaro.
Foto: Wikimedia Commons