Ouvir notícia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (29/8), que a bandeira tarifária da conta de energia em setembro será Vermelha, no patamar 2. A taxa extra de R$ 7,87 continuará sendo aplicada nas faturas de energia elétrica a partir de 1º de setembro.
Até abril deste ano, a bandeira estava verde, sem custos adicionais para os consumidores. Em maio, foi alterada para amarela, indicando uma situação intermediária. Desde junho, a bandeira foi vermelha no patamar 1, e em agosto passou para o nível 2.
A Aneel explicou que a situação dos reservatórios das usinas, abaixo da média, não favorece a geração hidrelétrica, o que obriga o aumento do uso de usinas termelétricas, mais caras. Isso justifica a manutenção da bandeira vermelha no patamar 2 para o próximo mês.
A agência também reforçou a importância da conscientização e do uso responsável de energia elétrica, destacando que economizar energia contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico.
Sistema de bandeiras tarifárias
Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente aos consumidores a situação da geração de energia no Brasil.
A Aneel avalia fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o uso de fontes renováveis e a necessidade de acionar termelétricas, mais caras. Anteriormente, as variações nos custos eram repassadas ao consumidor apenas no reajuste tarifário anual.