Ouvir notícia
Foi divulgada a lista com o nome de 10 mil pessoas para o segundo ciclo do projeto “CNH gratuita Social”, que oferece a emissão gratuita da carteira de motorista para pessoas de baixa renda. A lista com os nomes dos selecionados está disponível no site do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
Do total de convocados, sete mil são do interior do estado e três mil da capital amazonense. Os selecionados têm até 29 de setembro para agendar o atendimento e dar início à entrega da documentação.
O programa é conduzido pelo Detran-AM e faz parte do Detran Cidadão. Ele abrange desde a primeira habilitação até a renovação, adição ou mudança de categoria da CNH.
Segundo o governo, o projeto tem como objetivo facilitar o acesso à habilitação como forma de garantir direitos, gerar renda e promover a inclusão social.
Criada em 2021, a CNH Social já atendeu 40 mil pessoas no primeiro ciclo. No segundo ciclo, em andamento, foram anunciadas 80 mil vagas no total.
Entrega da documentação
Em Manaus, a entrega da documentação será feita presencialmente na sede do Detran-AM, localizada na Avenida Mário Ypiranga, 2884, no bairro Parque 10. O atendimento exige agendamento prévio no site, disponível aqui.
No interior do estado, o prazo para entrega dos documentos vai de 18 de agosto a 30 de setembro. O procedimento deve ser feito nos Postos de Atendimento Descentralizados (PADs) do Detran-AM. As datas e horários variam por município e também estão disponíveis online.
Entre as cidades incluídas nesta etapa estão Apuí, Autazes, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé e outras.
A partir desta terça-feira (5), moradores de outros municípios devem consultar no site do Detran-AM os locais e datas para a entrega dos documentos nas autoescolas de cada região.
A lista inclui também cidades como Alvarães, Amaturá, Anamã, Barreirinha, Benjamin Constant, Borba, Codajás, Envira, Fonte Boa, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Nhamundá, São Paulo de Olivença, Silves, Tapauá, Urucará, entre outras.
Documentos exigidos
Para garantir a vaga, os convocados devem apresentar os seguintes documentos:
- RG e CPF;
- Comprovante de residência (dos últimos 3 meses);
- Título de eleitor;
- Comprovante de quitação eleitoral (disponível no site do TRE-AM);
- Comprovante de renda;
- Duas fotos 3×4 (exceto para municípios com captura digital de imagem);
- Declaração de hipossuficiência econômica.
Fonte: G1 Amazonas