Ouvir notícia
O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2025 foi prorrogado até 13 de junho, segundo o Ministério da Educação (MEC). O prazo terminaria às 23h59 desta sexta-feira (6).
Originalmente, o encerramento das inscrições estava previsto para a sexta-feira, 6 de junho. Com a nova decisão, os interessados agora têm até o dia 13 de junho para garantir a participação na principal porta de entrada para o ensino superior no país.
Além da prorrogação do período de inscrição, o MEC também ampliou o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser efetuado até o dia 18 de junho. Já os pedidos de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social devem ser realizados até o dia 13 de junho — mesma data de término das inscrições.
Outro ponto importante destacado pelo MEC é que os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, embora contem com inscrição pré-preenchida automaticamente, precisam acessar a plataforma, atualizar os dados solicitados e confirmar a inscrição para participar do exame. Este grupo é isento do pagamento da taxa.
Com a medida, o governo busca estimular ainda mais a participação dos alunos da rede pública e facilitar o processo de inscrição, ampliando o acesso ao ensino superior em todo o Brasil.
Segundo o MEC, a decisão foi para dar mais tempo para os interessados garantirem a oportunidade. A pasta também disse que fará uma grande mobilização nos estados para incentivar a inscrição no exame.
Até o momento, o número de inscritos no Enem 2025 passa de 5 milhões. Em 2024, foram 4.325.960.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Quem não obteve isenção da taxa de inscrição deve fazer o pagamento de R$ 85 até 11 de junho, via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
Passo a passo da inscrição no Enem 2025
- Acesse aPágina do Participantee clique em ‘Inscrição’ (ATENÇÃO: a inscrição deve ser feita unicamente pelo site enem.inep.gov.br/participante).
- Selecione a imagem indicada nas orientações do desafio.
- Informe o CPF, data de nascimento e clique em ‘Iniciar a inscrição.
- Confira seus dados, leia as orientações e clique em ‘Próximo’.
- Informe o nome do pai ou selecione ‘Não quero declarar’.
- Preencha os dados de sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade.
- Informe seu estado e município de nascimento.
- Insira o CEP e clique em ‘Próximo’.
- Confirme o endereço e complemento.
- Informe se precisa de recurso de acessibilidade e diga qual.
- Participantes travestis, transexuais ou transgêneros que têm nome social cadastrado na Base da Receita Federal pode escolher nesta etapa o uso do nome social.
- Escolha o idioma da língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
- Informe a situação de ensino médio.
- Responda o questionário socioeconômico.
- Informe telefone e e-mail para contato.
- Escolha o município de aplicação da prova.
- Envie uma foto do participante.
- Confirme as informações pessoais e as escolhas de língua estrangeira, município para realização do exame.
- Clique em ‘Enviar Inscrição’.
- Confira o comprovante e o número de inscrição.
- Faça login na Página do Participante com CPF e senha do gov.br.
- Clique em ‘Pagamento/Isenção’ e baixe o boleto de pagamento.
- Escolha a forma de pagamento e pague a taxa de inscrição — é possível também pagar com PIX ou cartão de crédito, no aplicativo do banco, em uma agência bancária ou na casa lotérica.
Com informações de G1